Regras de Submissão
NORMAS E REGRAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS, FORMA ORAL E PÔSTER
1) Os trabalhos científicos deverão ser submetidos digitalmente para: www.sbo2025.com.br
2) A data final para a submissão será até 04 de abril de 2025
3) Os trabalhos científicos devem ser inéditos até a sua data de submissão no congresso.
4) Serão aceitos trabalhos com temas referentes a oftalmologia. Os autores deverão especificar a subespecialidade ou área específica a que o trabalho enviado se insere (Ex: catarata, cirurgia refrativa, córnea, doenças externas, estrabismo, glaucoma, lentes de contato, neuro-oftalmologia, órbita, plástica ocular, refração, retina e vítreo, tumores, uveítes, vias lacrimais, visão sub-normal, etc.).
5) Serão aceitos trabalhos científicos escritos em português ou inglês.
6) Só serão aceitos os trabalhos em que o primeiro autor (autor principal), estiver inscrito no congresso. Só será permitido até 3 trabalhos por primeiro autor. Caso esse não possa apresentar por imprevisto, o co-autor do mesmo trabalho que apresentará também deverá estar devidamente inscrito no congresso.
7) Não há limites para a participação de co-autores em diferentes trabalhos e também não há limites para o número de co-autores por trabalho.
8) Cabe a comissão científica a seleção dos trabalhos submetidos que irão participar do congresso, e essa tem total liberdade de aceitar ou não os trabalhos enviados. A SBO se reserva ao direito de recusar trabalhos conforme a determinação da comissão avaliadora, sendo essa análise sigilosa.
9) Os trabalhos científicos poderão ser apresentados de forma oral (temas livres), ou pôsteres (eletrônicos), indicados pelos autores na sua submissão.
10) As apresentações orais são selecionadas pela comissão científica, que tem a liberdade para escolher quais trabalhos serão apresentados nesse formato. Caso seja do interesse dos autores que o trabalho seja apresentado de forma oral, mas ele não tenha sido selecionado para tal, pode ser lhe dada a opção de apresentação como pôster eletrônico, que ficará a critério dos autores se aceitam ou não. A decisão final da comissão avaliadora é considerada irrevogável e não será revista. O formato de submissão para análise dos trabalhos científicos poderá ser como resumo, e deve incluir introdução, objetivo, métodos, resultados, conclusão e referências bibliográficas (Vancouver). O conteúdo do trabalho enviado deverá ser o mesmo apresentado no congresso. O texto não deve exceder 2.500 caracteres com espaço e 250 para o título.
11) Os Pôsteres terão sua apresentação de forma digital em totens distribuídos no próprio congresso. Portanto após a confirmação de aceite dos pôsteres, os autores deverão enviar o arquivo final em powerpoint conforme a formatação exigida para até o dia 11 de junho. O não envio do trabalho até essa data poderá acarretar no seu cancelamento.
12) Relatos de caso clínico e cirúrgico, também podem ser encaminhados, e só serão aceitos para apresentação sob forma de pôster, com formato específico: introdução, descrição do relato caso, discussão e conclusão com as referências bibliográficas (Vancouver). Para o aceite do relato de caso, será levado em consideração a sua relevância clínica e ou cirúrgica, raridade e qualidade da documentação. O conteúdo do trabalho enviado deverá ser o mesmo apresentado no congresso. O texto não deve exceder 2.500 caracteres com espaço e 250 para o título.
13) Trabalhos de revisão sistemática (com ou sem metanálise) e revisão integrativa podem ser encaminhados, e só serão aceitos para apresentação sob forma de pôster, com formato específico: introdução, revisão sistematizada com a metodologia e conclusão com referências bibliográficas (Vancouver). Para o aceite da revisão de literatura, será levado em consideração a sua relevância clínica e ou cirúrgica, a metodologia de pesquisa que deve ser detalhada no resumo. O conteúdo do trabalho enviado deverá ser o mesmo apresentado no congresso. O texto não deve exceder 2.500 caracteres com espaço e 250 para o título. Revisões narrativas não serão aceitas.
14) As apresentações orais deverão ser expostas em até 8 minutos, com 4 minutos de discussão após. Os arquivos poderão ser em powerpoint e a sua montagem final fica a critério dos autores e inseridas na mídia desk, no próprio evento, previamente a sessão de apresentação.
15) Todos os trabalhos ficarão à disposição dos congressistas durante todo o evento.
16) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
17) Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a submissão aos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
18) Trabalhos científicos que sejam enviados por alunos da graduação, deverão ter obrigatoriamente identificado no corpo do trabalho o orientador da pesquisa, que deve ser professor ou preceptor da Instituição onde foi realizado o trabalho.
19) Conflitos de interesse, econômicos e financeiros devem ser declarados.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h